Notícias

A ciência por trás dos benefícios da caminhada: Quantos passos são necessários?

A caminhada é uma atividade física que traz inúmeros benefícios para a saúde, independentemente do número de passos dados. A ciência e a medicina já comprovaram isso.

A Origem dos 10 Mil Passos

A ideia de que caminhar 10 mil passos por dia é o necessário para manter a saúde em dia é amplamente difundida. A Organização Mundial de Saúde (OMS) até já recomendou esse número como meta. Essa ideia ganhou popularidade na década de 1960, quando uma empresa japonesa lançou o primeiro contador de passos e fez uma grande campanha publicitária durante os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Os Benefícios Comprovados da Caminhada

Os benefícios da caminhada vão além do número de passos dados. No curto prazo, a caminhada favorece a liberação de endorfinas no cérebro, proporcionando uma sensação de bem-estar e felicidade. Além disso, a caminhada melhora o equilíbrio e fortalece as pernas, como afirmou Borja del Pozo Cruz, principal pesquisador de ciências da saúde na Universidade de Cádiz, na Espanha.

Caminhada: Uma Ferramenta Eficaz para Perder Peso

A caminhada facilita a eliminação da gordura, tornando-se uma ferramenta eficaz para perder peso. Pesquisas recentes indicam que também pode reduzir o risco de doenças como câncer, alguns problemas cardiovasculares e demência.

Qual Deve Ser a Meta?

Estudos mostram que 4.000 passos já estão associados a uma redução no risco de morte prematura por qualquer causa. Cada 1.000 passos extras além dos 4.000 estão associados a uma redução do risco de morte prematura em 15%, até o limite de 20.000 passos.

Benefícios para Todas as Idades

A caminhada traz benefícios para pessoas de todas as idades e gêneros, independentemente de onde elas moram. No entanto, os maiores benefícios foram vistos entre os menores de 60 anos.

A Importância das Mudanças no Estilo de Vida

“Devemos sempre enfatizar que as mudanças no estilo de vida, incluindo dieta e exercícios, podem ser pelo menos tão ou mais eficazes na redução do risco cardiovascular e no prolongamento da vida do que medicamentos”, disse Maciej Banach, da Universidade de Lodz.

Não Desista!

Para Pozo Cruz, 10 mil passos é uma ótima meta, mas o mais importante é não desistir caso não consiga cumpri-la. Mesmo uma quantidade menor de caminhada já traz benefícios.

Em resumo, quem procura os benefícios máximos da caminhada pode estabelecer a meta de 10 mil – mas o mais importante é não ficar parado.

Você também pode gostar

Mais em:Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *