Notícias

Formatos corporais e suscetibilidade ao câncer: Uma nova perspectiva

Um estudo recente revelou que certos formatos corporais podem aumentar o risco de desenvolver câncer. Anteriormente, sabíamos que fatores como fumar ou consumo excessivo de álcool poderiam aumentar esse risco. No entanto, essa nova pesquisa traz uma perspectiva diferente.

O Estudo

A Universidade de Regensburg e o departamento de câncer da OMS analisaram dados de 340.000 homens e mulheres com idades entre 35 e 65 anos, de nove países europeus. Os pesquisadores calcularam as medidas corporais a partir de uma combinação de seis características: tamanho, peso, índice de massa corporal (IMC), tamanho da cintura, circunferência do quadril e relação cintura-quadril.

Resultados

Os resultados revelaram quatro formas corporais comuns. Segundo os pesquisadores, a composição corporal e a distribuição da gordura corporal são mais significativas do que as medidas clássicas, como o índice de massa corporal ou a altura isoladamente. Portanto, essas medidas permitem uma melhor compreensão e uma avaliação mais precisa do risco de câncer.

Formatos Corporais e Tipos de Câncer

O estudo identificou quatro formatos corporais: aqueles com um percentual de gordura corporal geralmente alto; uma distribuição uniforme de gordura; pessoas altas com muita gordura no meio do corpo e uma constituição atlética. As seguintes conexões foram feitas com o risco de desenvolver 24 tipos diferentes de câncer:

  1. Pessoas com alto percentual de gordura corporal são geralmente mais suscetíveis ao câncer. Dez tipos foram diagnosticados com especial frequência, incluindo câncer de esôfago, fígado, rim, vesícula biliar e cólon.
  2. Aqueles que têm uma distribuição uniforme de gordura são frequentemente afetados por cinco tipos diferentes de câncer. Estes incluem câncer de pele, tireoide e mama.
  3. Pessoas maiores e com muita gordura no meio do corpo tinham risco aumentado de doze tipos de câncer, incluindo câncer de laringe, pulmão e esôfago, bem como câncer na região de cabeça e pescoço.
  4. O tipo de corpo atlético não apresentou um risco geral aumentado de câncer.

Conclusão

Segundo os autores do estudo, a análise da forma corporal pode fornecer novos insights sobre o desenvolvimento e diagnóstico de câncer no futuro. O risco de câncer associado à obesidade e à altura tem sido frequentemente subestimado.

Você também pode gostar

Mais em:Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *