Notícias

50% das pessoas com mais de 50 anos são afetadas por hemorroidas

hemorroida é uma condição que afeta aproximadamente metade da população com mais de 50 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A cada ano, cerca de 25 mil pacientes são submetidos a cirurgias para tratar hemorroidas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Hemorroidas: Uma Visão Geral

As hemorroidas são estruturas vasculares localizadas na parte interna do canal anal. A doença hemorroidária ocorre quando essas estruturas inflamam, aumentam de tamanho ou apresentam sintomas.

Fatores de Risco para Hemorroidas

As veias hemorroidárias são mais suscetíveis ao represamento de sangue e ao consequente aumento da pressão sanguínea. Qualquer fator que aumente a pressão na região – como gravidez, esforço excessivo para evacuar, rotinas profissionais ou práticas esportivas que exigem muito esforço físico, levantamento de peso ou muito tempo sentado – pode ser considerado um gatilho para a doença.

Causas das Hemorroidas

“Predisposição genética, dieta e estilo de vida inadequados também causam o aumento do fluxo arterial na região das hemorroidas, fazendo com que comecem a sangrar e fiquem expostas do lado de fora do canal anal”, explica o Dr. Carlos Mateus Rotta, coloproctologista e cirurgião do aparelho digestivo.

Classificação da Doença Hemorroidária

Existem quatro graus de classificação da doença hemorroidária. Nos primeiros graus, o tratamento pode ser realizado com medicamentos e procedimentos ambulatoriais simples. No entanto, hemorroidas de grau dois que não respondem ao tratamento clínico, grau três e quatro são casos que requerem intervenção cirúrgica.

Tratamento Cirúrgico para Hemorroidas

Existem pelo menos três métodos cirúrgicos para tratar as hemorroidas: a forma convencional, por meio de cortes; o grampeamento; e a desarterialização, a técnica mais moderna.

Você também pode gostar

Mais em:Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *