Notícias

Vacinação contra a Dengue: O que você precisa saber sobre a nova vacina da Takeda

A Dengue no Brasil

dengue é uma doença que tem assolado o Brasil, atingindo quase 90% das cidades brasileiras. No entanto, a partir de 2024, o país pode mudar a forma de lidar com essa doença. A prevenção da dengue começou a ser realizada com vacina em junho no país, mas apenas em clínicas privadas.

A Vacina contra a Dengue

A vacina que vem sendo ministrada é desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda e foi aprovada em março pela Anvisa. Atualmente, é a única vacina contra dengue com uso amplo e disponível globalmente.

O Papel do Ministério da Saúde

A grande questão é se (e quando) o Ministério da Saúde incluirá o novo imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS). Médicos têm falado sobre a importância da adoção da vacina. No entanto, com um único fabricante no mercado, o governo poderá ter menos margem para negociar preços e condições.

O Instituto Butantan e a Vacina contra a Dengue

Uma opção seria aguardar o Instituto Butantan, de São Paulo, que também trabalha em uma vacina contra a doença. O Butantan, no entanto, ainda está a alguns passos do estágio atual da Takeda. E prevê que seus testes terminem em 2024.

A Situação Atual da Dengue no Brasil

Cerca de 1,5 milhão de novos casos de dengue têm sido registrados por ano no Brasil. Na semana passada, especialistas que integram um grupo que aconselha as decisões da Organização Mundial de Saúde (OMS) defenderam que a vacina da Takeda – batizada de Qdenga – seja aplicada em crianças e jovens de 6 a 16 anos que vivem em áreas onde a dengue é um problema de saúde público significativo.

A Decisão sobre a Inclusão da Vacina na Rede Pública

No Brasil, a avaliação sobre a inclusão ou não da vacina na rede pública está na pauta da reunião entre especialistas da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) que ocorre na quinta-feira (5).

O Ministério da Saúde diz que trabalha para tornar a nova vacina contra a dengue acessível a todos os brasileiros por meio do SUS. E que um dos aspectos em avaliação são os custos. “A comissão avalia aspectos como eficácia, segurança, efetividade e impacto econômico da nova tecnologia no SUS”, afirmou o ministério por nota.

O Preço da Vacina

A vacina da Takeda chega aos distribuidores que abastecem as clínicas privadas em São Paulo (os impostos variam de Estado para Estado) ao preço de é R$ 281,42. A vacina é dada em duas doses. As negociações de preço com o ministério ainda não começaram.

O Futuro da Vacinação contra a Dengue no Brasil

“Hoje temos para o Brasil quantidades reservadas para os anos de 2024 e 2025, isso levando em conta que teremos uma aprovação no Conitec no segundo trimestre do ano que vem”, disse Caamaño. Ele afirmou que mais da metade da produção da companhia (em uma unidade na Alemanha) estará destinada a atender à futura demanda do governo brasileiro. “Infelizmente, o país é o número 1 em casos e em mortes por dengue”, disse. “O Brasil é prioridade para o a Takeda.”

Vivian Lee, diretora médica da companhia, afirma, no entanto, que uma eventual demora na decisão do governo poderá abrir espaço para que outros países decidam antes por compras de grande quantidades de doses. “Nós estamos esperando a decisão do Programa Nacional de Imunizações mais para o início do segundo semestre. O risco é se o Brasil atrasar demais.” Segundo a médica, 34 países já aprovaram o imunizante, entre eles os de União Europeia, Colômbia, Argentina, Indonésia e Tailândia.

Você também pode gostar

Mais em:Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *