Aprenda a fazerGramática

Trazido ou trago: qual é a forma correta de usar o verbo trazer no particípio passado?

Você já se perguntou se é certo usar o verbo trazer no particípio passado como ‘trazido’ ou ‘trago’? Essa é uma dúvida comum entre muitos falantes da língua portuguesa, especialmente porque existem outros verbos que têm duas formas de particípio, como ‘aceito’ e ‘aceitado’, ‘entregue’ e ‘entregado’, ‘gasto’ e ‘gastado’, entre outros.

No entanto, no caso do verbo trazer, a forma correta e única de particípio é ‘trazido’. Portanto, devemos dizer: “Eu trouxe o livro que você me pediu” ou “O livro foi trazido por mim”. A forma ‘trago’ não existe como particípio, mas sim como presente do indicativo na primeira pessoa do singular: “Eu trago o livro para você”.

Mas por que essa confusão acontece? Uma das possíveis explicações é que o verbo trazer é derivado do latim trahere, que significa “puxar, arrastar”. No latim, esse verbo tinha duas formas de particípio: tractus e trahitus. A forma tractus deu origem ao verbo português ‘trair’, que tem como particípio ‘traído’. Já a forma trahitus deu origem ao verbo português ‘trazer’, que tem como particípio ‘trazido’.

Outra possível explicação é que o verbo trazer é irregular e segue o modelo do verbo fazer, que tem como particípio ‘feito’. Assim, muitas pessoas podem pensar que, assim como fazemos a troca de ‘fazer’ por ‘feito’, também podemos fazer a troca de ‘trazer’ por ‘trago’. No entanto, essa troca não é válida, pois o verbo fazer tem uma origem diferente do verbo trazer. O verbo fazer vem do latim facere, que significa “fazer, realizar”. No latim, esse verbo tinha apenas uma forma de particípio: factus, que deu origem ao particípio português ‘feito’.

Portanto, podemos concluir que a forma correta de usar o verbo trazer no particípio passado é ‘trazido’, e não ‘trago’. Essa é uma regra gramatical que devemos seguir para escrever e falar corretamente o português. Esperamos que esse texto tenha esclarecido essa dúvida e ajudado você a melhorar sua comunicação. Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso site de entretenimento.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *